segunda-feira, 31 de março de 2014

Adaptações ao treinamento

Rotina...hábito...adaptação...palavras que não saem da minha cabeça quando penso no esporte natação! Como as coisas se tornam difíceis quando não se está adaptado ao meio em que se vive. Fui aprender a nadar de verdade com 27 anos, na querida Escola Amaral de Natação na cidade de Curitiba. Antes tive a oportunidade (quando criança) de fazer poucas, porém importantes aulas na antiga e já extinta Aquátika...tenho certeza que alguns vão lembrar desta academia...
Com apenas alguns treinos de 45 minutos na água é impressionante como sinto a evolução do corpo no meio líquido. Ainda nado tipo "machado", afundando muito e com certo desequilíbrio, mas sinto que a capacidade cardiovascular já vai melhorando e com isso o corpo vai se alinhando. A minha meta é conseguir nadar por umas 4 horas seguidas, independente da técnica que vou utilizar para sobreviver aos 10km do Ultraman. Logicamente que quanto mais técnica eu possuir, menos vou sofrer e a performance tende a melhorar, por isso estou muito concentrado e focado nos treinos de natação.
Ainda não comecei a pedalar porque a bike custa caro e ainda estou verificando com alguns amigos qual será a melhor escolha dentro daquilo que posso investir. Não posso me dar ao luxo de ter uma bike para treinar e depois ter que comprar outra para a competição, tem que ser tiro certo.
Hoje mesmo meu grande amigo Roger da Cabral Natação me ofereceu sua bike Aerotech emprestada enquanto não compro a minha...aceitei de primeira! Fiquei muito feliz porque pelo menos vou poder rodar com os amigos.
A corrida está encaixada, mas já comecei a sentir um cansaço maior, principalmente nos dias de natação. O Triathlon realmente é um esporte que exige muito do corpo e precisamos estar bem alimentados e descansados para render no treinamento. Como sabem a minha rotina não é nenhum pouco tranquila, pois as minhas empresas (TRC Brasil) que organiza corridas de montanha e a Revista TrailRunning demandam muito do meu tempo.
Amanhã mesmo passo o dia todo na montanha marcando trilhas, pois dia 06 de Abril temos a Araçatuba Half Marathon, etapa que vai reunir 400 pessoas na Colônia Matulão em Tijucas do Sul/Pr. Será uma grande festa do Trail Running Paranaense com a participação de atletas de vários atletas do Brasil e do exterior.
Aproveito estas oportunidade para treinar a capacidade de resistência, pois passamos muitas horas na montanha com pouca água e pouca comida, andando e correndo num ritmo forte para dar conta do recado. Outra valência importante é treinar a paciência...aqui fica uma dica...se um dia você quiser correr provas longas treine primeiro a sua cabeça, pois o corpo irá se adaptar e aguentar bem o tranco, já a sua mente eu não tenho tanta certeza assim!
Acho que é isso, bora dormir que amanhã as 4h da matina tem mais.
Um abraço aos amigos que acompanham estas maluquices e deixem aqui seus relatos de treino para que eu possa me motivar com vocês, pois sempre tem um pior com histórias mais doidas ainda!

Um comentário:

James Lehm disse...

Saudades das suas narrações nos eventos da TRC.
Até hoje não apareceu ninguém que chegasse perto.
E faz muita diferença para quem esta correndo.