quarta-feira, 11 de maio de 2016

ULTRA 12h - QUATRO BARRAS/PR

No último sábado, dia 07/05/2016, aconteceu na pequena cidade de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba/PR, a primeira edição da Ultramaratona 12h/6h/3h com a organização dos ultras Síria Costa e Rodney Wenke e apoio da Prefeitura local. A prova foi realizada numa pista de atletismo asfaltada, porém com algumas irregularidades e extensão de 390 metros. Numa contagem simples da quantidade de voltas através de um sistema de chip eletrônico, o vencedor seria o atleta que percorresse a maior quilometragem no período proposto.
Tive uma boa noite de sono anterior à data da competição, acordei um pouco atrasado, porém como tudo já estava organizado, tomei meu café da manhã composto de duas fatias de pão, queijo branco, requeijão, presunto e um belo café com leite. Chegamos pontualmente às 6h da manhã, encontramos um bom local coberto para nossos equipamentos de apoio e aguardamos para a largada que seria pontualmente 7h.
Comecei num ritmo confortável, tentando segurar o máximo possível. Rapidamente já consegui observar que meus principais adversários estavam um pouco mais lentos e tentei segurar ainda mais, sem sucesso. Fechei a primeira Maratona para exatas 3:10h, ritmo de 4'30" por km. Olhei o relógio mas permanecia inteiro, sem sequer uma dor muscular ou desconforto. Diminui ainda mais a velocidade e comecei uma nova estratégia, intercalando caminhadas e corridas, com o intuito de baixar a média de quilômetros por hora e também manter boa distância sobre o segundo colocado, que naquele momento era o grande amigo Itamar Góes.  
Desta forma consegui fechar a segunda Maratona em 3:50h, totalizando 84km em 7h de prova. Continuei desta maneira, sempre mantendo 7 voltas de distância para o segundo colocado e 9 voltas para o terceiro até os 100Km, onde passei com 9:26h. A partir deste momento já comecei a refazer minhas contas, pois minha meta pessoal era fazer 120km nas 12h, uma boa quilometragem para quem estava retornando de duas tendinites graves nos dois joelhos. Consequentemente minha ideia era estar posicionado pelo menos entre os três primeiros colocados, devido ao nível dos atletas inscritos.
Se continuasse mantendo a média de aproximadamente 10,5 km por hora, faria mais ou menos uns 25 a 26 quilômetros até o final, o que daria em torno de 125km, um pouco a mais do que o planejado.
Então decidi diminuir ainda mais a velocidade e colocar a vantagem sobre o segundo colocado em risco. Com 10h de prova passei a caminhar uma volta e correr uma volta. Com 11h de prova estava com apenas uma volta de vantagem sobre o Itamar, quatro sobre o terceiro colocado, João Millani e 10 voltas sobre o quarto Cleverson Pohlod. Verifiquei que todos eles aumentaram o seu ritmo na última hora e eu praticamente desmoronei, cansado, sem ritmo de prova, mas feliz da vida porque não sentia dores, apenas cansaço geral. Tentava pelo menos ficar andando na pista para não desaquecer e também para perder o mínimo possível de colocações, mas não foi o suficiente. Todos conseguiram me ultrapassar e acabei na quarta colocação, com o querido amigo Mauricio Pamplona na quinta posição.
Foi uma prova muito bem organizada, super indicada para os amantes de ultramaratonas e que espero poder retornar no ano que vem. Pessoalmente fiquei feliz com o resultado e agora sim, na certeza do caminho que estou levando tanto na recuperação das minhas lesões quanto na metodologia de treinamento. Agradeço imensamente a todos os atletas que me saudaram durante a prova e à minha equipe, Carol e Rick, sem vocês não sou ninguém!
A próxima meta será dia 12/06 em Brasilia, na tentativa de um bom tempo, em torno de 8:30h, nos 100km da Volta ao Lago da Caixa. Nos vemos por lá!
 

3 comentários:

Rick Souza disse...

Parabéns irmão, foi uma prazer enorme mais uma vez estar com você, é vamos para o próximo
desafio, estamos juntos parceiro. #UltraBonattoTeam

GLAUBERGREGOLINI disse...

Correu muito Raphael !!!! Parabéns nós que estamos iniciando em Ultras temos vc como um incentivo!!!

Raphael Bonatto disse...

Muito obrigado meus amigos, vamos em frente!!