quarta-feira, 27 de abril de 2016

COMPETIÇÕES PREPARATÓRIAS - BADWATER 2016


Este último mês foi de grande valia na preparação para a Badwater, pois consegui ter uma excelente regularidade nos treinos e principalmente diminuir em 80% as dores que vinha sentindo nos meus joelhos. Devo muito ao trabalho específico que estou realizando no Crossfit e nas Academias Studio Corpo Livre (www.studiocorpolivre.com.br), com a Coach Carol Leinig que foca no fortalecimento geral da musculatura e também ao trabalho de fisioterapia realizado no IPRAE (Inteligência em Prevenção e Reabilitação Aplicada ao Esporte), sob a tutela do Dr. Cid Araújo. Estou conseguindo girar grandes distâncias num pace muito bom e com isso a confiança vem aumentando. Agora precisamos testar pra valer e voltar a competir para entender melhor e avaliar os resultados dos treinamentos.

No próximo dia 07 de Maio estarei competindo na Ultramaratona 12h da cidade de Quatro Barras no Paraná. Escolhi esta prova por algumas razões, dentre elas valorizar uma competição realizada dentro do meu estado. Outra importante razão é o trabalho psicológico que poderá ser testado com alto grau de dificuldade, pois a corrida acontecerá numa pista de atletismo com apenas 360m. Ficaremos o tempo todo dando voltas em torno da pista e isso leva o atleta a exaustão não só física, mas também mental. Nada melhor do que isso para treinar a cabeça!
Já no dia 12 de Junho embarco para Brasília disputar a Volta ao Lago, ultramaratona de 100Km que reúne os melhores ultramaratonista do Brasil. Para esta prova meu foco será em velocidade e performance. Pretendo simular bem o que estou planejando fazer na Badwater, os primeiros 100Km em até 12 horas. Como em Brasilia não teremos o calor do deserto, minha meta será chegar em até 10 horas.     


Estou treinando e vou competir em Quatro Barras com o tênis 361° Spire, modelo que proporciona excelente conforto e amortecimento dos impactos, além de malha respirável e perfeito ajuste nos pés. Este e outros modelos da marca 361° você encontra nas lojas Território Mountain Shop ou pelo site www.territorioonline.com.br. O planejamento nutricional ganha nova e forte parceria com a Dra. Janaína Porto Alegre (www.janainaportoalegre.com.br) da cidade de Florianópolis/SC. Tive o prazer de conhecê-la durante uma palestra na Ilha da Magia e além de atleta, ela é super competente, acompanha diversos atletas de elite e por esta razão fechamos a parceria. A suplementação fica por conta da sempre completa loja de suplementos esportivos Cabana do Atleta (www.cabanadoatleta.com.br). 

Seguimos em frente. As passagens aéreas já estão compradas, visto renovado e os treinamentos em dia. Faltam apenas 12 semanas para o embarque e o tempo passa muito rápido, não podemos perder o foco. Desejo a todos bons treinos, boas competições e espero vê-los pelo caminho. Grande abraço!

4 comentários:

Cesar Condrati disse...

Estava entediado de rodar 12h numa pista de 1.300m, agora vai rodar as mesmas 12h numa pista de 360m?!?! Isso sim eu não faço, hahaha
Boas provas Bonatto, o que para alguns são loucuras, você consegue tirar de letra. Vai lá e represente nosso país, nosso estado, nossa cidade, o esporte, da melhor maneira possível.
Sucesso, e grande abraço.
César Condrati

Raphael Bonatto disse...

Querido amigo Condrati, obrigado pelo incentivo! Rodar na pista não será nada fácil pra mim, mas não tem outro jeito, temos que treinar o psicológico e rodar bem se quiser obter sucesso no deserto. Bons treinos irmão, abraço!!

João Paulo disse...

Excelente preparação! Bons treinos e boas provas, Bonatto! Rumo à Badwater!

Raphael Bonatto disse...

Vai faltar você por lá meu amigo JP!!