domingo, 10 de dezembro de 2017

DA ULTRA PARA OS 5K...NÃO SERIA O CONTRÁRIO?

No último dia 19 de novembro participei novamente da Maratona de Curitiba. Correr em casa é sempre bom, principalmente por compartilhar a pista com muitos amigos. Precisava viver esta atmosfera, correr sem dores e recuperar a confiança. Foi o que aconteceu. Fiquei longe do meu recorde pessoal, completei a prova em 3:24h, mas poucas vezes tão feliz!
Não consegui treinar com regularidade, fiz apenas uma sessão mais longa de 20K e ainda por cima quebrei. Sabia que não estava tão veloz quanto das outras vezes e coloquei uma meta de fechar sub 3:30h.
Assim que cruzei a linha de chegada tracei uma meta pessoal. Recuperar um pouco de velocidade. Até o final de 2017 quero correr 10K sub 38' novamente, numa média de 3'50"/km. Para tal devo fazer o caminho contrário das ultras, onde treinamos ritmo e volume. Existem sim as sessões de velocidade e limiar, porém quando treinamos para distâncias curtas, a metodologia muda completamente. Você já deve ter ouvido aquela famosa opinião que diz: "correr 5K e 10K é MUITO mais fácil do que uma ultra". Que belo engano meus amigos. Se fosse assim o Usain Bolt nem precisava treinar, pois só corre 100 metros!
O caminho para ser veloz, na minha humilde opinião, é mais difícil do que para ser resistente. Tenho mais de 50 ultras no curriculum e todos os atletas com quem competi, do mais alto nível mundial, já caminharam ao meu lado em algum momento da competição. A ultra tem a ver com muitos outros aspectos que vão te tornar resistente, como por exemplo, a capacidade que seu corpo tem de se alimentar enquanto corre (ou caminha), a tolerância aos alimentos e a hidratação, privação de sono, dores, aspectos psicológicos, apoio ou não na prova, entre outros fatores que influenciam no seu rendimento.
Sem menosprezar ninguém, muito pelo contrário, todos devem ser exaltados pela sua resiliência, mas já participei de muitas competições onde a maioria dos atletas caminhou a prova toda e fizeram longas quilometragens, configurando uma ultramaratona. É difícil ver alguém que corra 24h sem parar, quase impossível. Que fique claro que isso não é crítica, é só uma base para explicar os por quês da minha opinião que correr com "sangue na boca ou nos olhos" é mais difícil do que uma ultramaratona.
Descansei uma semana e iniciei a periodização para me tornar veloz novamente. A primeira coisa que fiz foi um teste de 3000m em pista para verificar meus limiares. Ainda um pouco cansado fiz em 11'30", média de 3'50" por km. O problema foi que terminei exausto, ou seja, nunca que conseguiria fazer 10K nesta velocidade.
Então organizei as semanas de treino em sessões de Fartlek (alterações de velocidade), tiros curtos, tiros longos, ritmo e treinos regenerativos. Estou literalmente morrendo pela boca, pois ser veloz dói, te tira o sono, dá vontade de desistir e nem de longe me dá o prazer das longas rodagens das ultras. Isto que estou falando de sub 38', o que para um nível amador pode até ser considerado mediano, mas para a elite seria um mero treino regenerativo. Enfim, cada um no seu nível.
Estou fazendo o caminho contrário e hoje consegui rodar 5K para 19'00" cravados. Ainda não consigo manter este ritmo por mais nenhum quilômetro sequer, mas já estou me acostumando com a velocidade e acredito que na próxima semana já devo chegar perto de uns 7K ou 8K neste ritmo.
A conclusão que chego é, tudo na vida em que colocamos metas ousadas não vai vir de graça. Você vai conquistar somente se tiver foco, disciplina, regularidade e amor por aquilo que está fazendo, caso contrário nem comece. Veremos se até o final do ano vai acontecer, o que garanto é que vou me dedicar e treinar para tal. Se fizer isso será muito provável atingir a meta.
E você, qual a sua meta? Será que posso te auxiliar em algo? Escreve aqui e mantemos o contato.
Grande abraço e até a próxima!

Nenhum comentário: